Associação Brasileira de Infraestrutura para as Telecomunicações (ABRINTEL) é uma entidade formada em maio de 2013 pelas principais empresas detentoras de infraestruturas de suporte para Estações Rádio Base, quer sejam Outdoor ou Indoor, voltada ao mercado de telecomunicações para viabilizar a expansão de tais serviços.

Atualmente, as empresas associadas à ABRINTEL representam 65% do mercado de torres (inclusa infraestrutura de suporte em prédios, mastros e reforços metálicos) de telecomunicações (42.000 torres), tendo investido, nos últimos anos, mais de R$ 15 bilhões no desenvolvimento do setor.

Ciente dos desafios de uma indústria em contínuo crescimento, a ABRINTEL se propõe a colaborar com a administração pública como uma entidade técnica e consultiva na análise e implementação conjunta de soluções que ajudem a dar melhores respostas às necessidades de infraestruturas no âmbito das telecomunicações.

Com potencial de investimento que pode chegar a R$ 6 bilhões, considerado todo o período entre 2019 e 2021, o mercado tem vivido, nos últimos anos, um momento de venda de portfólio por parte das operadoras. Atualmente, as operadoras ainda detêm cerca de 23.000 torres, o que representa 35% do total no Brasil.

Isso faz com que as detentoras, representadas pela ABRINTEL, precisem de regras claras e objetivas, tendo como lastro a Legislação Federal (Lei das Antenas nº 13.116 de 2015), para o licenciamento de novas instalações bem como para a regularização do passivo já em operação; de forma a propiciar investimentos de longo prazo.

Estrutura

A governança da ABRINTEL conta com estrutura bem definida, cada qual com suas funções decisórias e administrativas.

A Assembleia é o órgão soberano da ABRINTEL, formada por representantes dos Associados que, entre outra funções, pode proceder pela mudança do estatuto social, eleger e destituir membros do Conselho Deliberativo e da Diretoria e aprovar contas dos executivos administradores.

Já a administração da ABRINTEL fica a cargo da Diretoria e do Conselho Deliberativo, que definem e aprovam a estratégia de atuação, aprovam contratos e convênios e criação e gestão dos Comitês.

Formação atual dos quadros da ABRINTEL

Conselho Deliberativo

Diretoria

Comitês

Acesse as publicações dos Comitês