Sob o tema central “Connecting the Interactions – a era da interação de dados, pessoas e negócios conectados”, evento destacará assuntos relacionados às tecnologias emergentes e sustentabilidade das redes
São Paulo, julho de 2023 – Há muitas discussões em curso que impactarão vários públicos em 2023 e nos próximos anos. É com esse olhar que o Futurecom 2023 – maior plataforma de inovação, conectividade e transformação digital da América Latina, que integra diferentes verticais de negócios durante todo o ano – traz para seu grande encontro presencial temáticas fundamentais que irão se conectar com o tema centraldo evento: “Connecting the Interactions – a era da interação de dados, pessoas e negócios conectados”.
Entre as temáticas que permeiam o universo de telecomunicações está a busca pelo novo equilíbrio para a racionalização do uso das redes (com aplicações de Fair Share, Net Fee, Cost Recovery ou Senders-Pay Initiative). Para tanto, a sustentabilidade das redes e (o desejado) compartilhamento de investimentos em infraestrutura trazem diferentes perspectivas, com potencial de mudar as dinâmicas em todo o ecossistema.
Esse debate pretende trazer luz sobre os principais pontos e contrapontos do novo momento do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Entre eles, destacam-se a contribuição das big techs para fundos setoriais de infraestrutura, cobrança de uso de redes, políticas públicas para uma relação mais equilibrada em todo o ecossistema, flexibilização da regulação das telecom, limitação de franquias, inclusão digital e a conectividade significativa diante de novos cenários, além de questões ligadas à neutralidade de rede e evolução do Marco Civil da Internet.
“Redes Privativas – a grande virada de chave para a conectividade das empresas e de cidades mais conectadas e digitais” também terá um amplo debate no evento que será realizado entre os dias 3, 4 e 5 de outubro, no São Paulo Expo. À medida que as necessidades e os desafios de conectividade relacionados à cobertura, capacidade, confiabilidade e controle evoluem, a implantação de uma rede privada tem se mostrado atrativa para todo o ecossistema. No entanto, é urgente a exigência de que os parceiros de soluções de rede privada tenham uma compreensão profunda de seus requisitos de negócios. Com isso, a discussão será em torno das múltiplas possibilidades deste assunto e as tecnologias envolvidas.
Segundo o relatório TIC Domicílios 2022, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 80% das residências brasileiras têm acesso à internet. Com uma onda crescente de fusões e aquisições de provedores de internet e a participação das grandes operadoras em um mercado onde 71% das casas já estão conectadas via banda larga fixa. Diante desses dados, o que esperar para os próximos anos? É preciso debater o “futuro do setor de fibra e banda larga no Brasil”, com abordagens voltadas para Redes Neutras, Consolidação das ISPsea atuação de grandes operadoras. Não poderia ficar de fora dos temas relacionados às telecomunicações, o Connectivity as a Service e seu poder transformador. O Futurecom levará para o centro das discussões um panorama de crescimento, novos modelos de negócios e o posicionamento das redes de atacado.
Tecnologias emergentes
A tecnologia terá espaço especial nos painéis de debate com temas como a Inteligência Artificial (IA), com demonstrações da evolução das ferramentas de IA a serviço das pessoas e empresas, ao desenvolver melhores produtos e serviços que atendam às dores reais no mundo analógico e digital, com destaque para o verdadeiro potencial da IA, IA generativa, IA Aumentada, Machine Learning, Deep Learning, suas aplicações transversais e como evitar o viés dos dados.
Além de IA, outros temas irão permear as discussões no campo tecnológico: “Professionals of Future: como vencer o gap global de profissionais de TIC e os skills mais desejados até 2025”; “Arquitetura de confiança zero (zero trust), gestão de acesso e a gestão cultural”; “Estratégias data driven: data lake, cooperativa de dados, data space, IoT data driven, data storytelling”; e “Evolução das soluções de EdgeCloud, MultiCloud e (até) o MetaCloud”.
Em áreas verticais, os painéis cobrirão temas como “5G (UR2C), IA e automação na saúde”, onde serão debatidos como as novas tecnologias (robótica, IA e conectividade) são grandes aliadas dos médicos e favorecem a revolução digital na saúde, seja em cirurgia a distância, diagnósticos mais precisos, pesquisa e desenvolvimento de novas drogas e telemedicina. No Agronegócios, verdades e desafios do agro conectado, digital, mais produtivo e com menor desperdício, abordando as reais necessidadespara pequenos, médios e grandes produtores na digitalização do campo. Serão apresentadas soluções em conectividade únicas ou combinadas, além de Internet das Coisas (IoT), sensores, drones e veículos autônomos.
Já em transporte e logística, os modais, a cadeia de suprimentos e a conectividade em um país de proporções continentais trarão luz para temas relacionados, como as apostas, desafios e avanços do setor para anavegação de cabotagem aos pontos de intermodalidade e a rastreabilidade de cargas e insumos.
“Certamente, faremos um debate rico e bastante abrangente, afinal, os temas escolhidos precisam ser discutidos amplamente, além de trazer iniciativas inovadoras e necessárias para atender a um público ávido por soluções para os principais desafios enfrentados nas mais diversas áreas da economia”, destaca Hermano Pinto, diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, responsável pelo Futurecom.
Congresso
Durante todo o evento, o congresso reunirá cerca de 800 palestrantes que transmitirão 200 horas de conteúdo para fomentar debates profundos sobre os impactos da tecnologia, inovação e principais tendências nacionais e internacionais nas relações entre telcos, empresas de tecnologia e as diversas verticais, como: indústria, agro, meios de pagamentos e bancos, saúde, educação, entre outros.
O congresso terá três trilhas: Future Congress, Future Payment e Future Gov, com temas sobre arquiteturas e sistemas 5G e 6G, redes óticas e cabos submarinos, cibersegurança, blockchain, token, inteligência artificial, machine learning, deep learning, redes neurais, entre outros. A trilha Future Payment trará discussões centradas na transformação provocada pelas novas tecnologias transacionais, de segurança e de identificação. Não faltarão debates em torno de cross-border payments, open & digital banking, e-wallets, pré-pagos, contactless payment, gateways de pagamentos e plataformas, deep learning, redes neurais. Já em Future Gov, estarão as maiores referências brasileiras e internacionais em painéis que demonstrarão como atender às demandas tecnológicas da Administração Pública e Judiciário brasileiros.
A plataforma Futurecom tem o objetivo de integrar toda comunidade das TICs e fomentar o desenvolvimento socioeconômico. Ao acessar a plataforma, o visitante encontra conteúdo rico nos links Canal Digital, Futurecom Xperience, Minutos Corporativos onde encontra casos de sucesso, entrevistas, podcasts e opinião de especialistas de vários setores da economia.
Anote em sua agenda:
Futurecom 2023
Quando: 3, 4, 5 de outubro
Local: São Paulo Expo
Para mais informações e novidades acesse o site e o canal do Futurecom.
Sobre o Futurecom
O Futurecom é uma plataforma B2B que conecta as principais verticais de negócios o ano inteiro, apresentando soluções para o seu negócio, por meio de conexões de comunidades, relacionamentos e conteúdo de qualidade em todos os ambientes: digital, físico e híbrido. O Futurecom conta hoje com uma base de dados qualificada, com mais de 141 mil contatos de profissionais do setor e diversos canais, como plataforma de negócios, website, redes sociais e uma plataforma de conteúdo exclusivo.
Futurecom é o parceiro estratégico ideal para promover marcas, lançar produtos, gerar leads qualificados e realizar ações personalizadas para obtenção de um melhor retorno de investimento, com mais foco e assertividade.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.
Assessoria de Imprensa
DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel.: (11) 5105-7171
Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br
Marcelo Danil – marcelodanil@dfreire.com.br
Vera Aranha – vera@dfreire.com.br Elisabete Leandro – beteleandro@dfreire.com.br