Estudo traz uma análise consistente sobre o setor de infraestrutura de suporte para telecomunicações, que, nos últimos anos, ajudou na evolução das telecomunicações na América Latina pela especialização das empresas detentoras de torres e suportes para serviços de comunicações móveis, com modelo de negócio próprio.. Leia o documento na íntegra e o posicionamento oficlal da Abrintel sobre o tema.

Participaram do evento, realizado em 8 de fevereiro, em São Paulo, representantes de 44 empresas. Este foi o primeiro seminário da Abrintel, que faz parte das iniciativas da Associação para fortalecer a segurança no trabalho em estruturas para telecomunicações.

 

Luciano Stutz, presidente da Abrintel, faz a abertura do evento; presenças no seminário: Emerson Hugues, CEO da American Tower do Brasil, Stutz e Juliano Figueiredo, presidente do Comitê de Operações da Abrintel (da esq. para a dir.)

A Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) realizou, em 8 de fevereiro, em São Paulo, o seminário “Segurança para o Trabalho em Torres para Telecomunicações”. Participaram do evento representantes de 44 empresas que atuam com instalação e manutenção de torres e também fornecedoras de equipamentos de segurança.

“Este é o primeiro seminário promovido pela Abrintel, e abordamos, de forma didática, os cuidados para garantir a segurança dos profissionais que realizam o trabalho em altura, necessário para a manutenção e a instalação de torres e outras infraestruturas para telecomunicações”, afirmou o presidente do Comitê de Operações da Abrintel e Gerente em Saúde e Segurança na SBA Torres Brasil,  Juliano Figueiredo. “O objetivo dessa iniciativa é incentivar e consolidar a cultura da segurança entre todas as equipes responsáveis por essas atividades, fundamentais para o setor de infraestrutura para telecomunicações”, prosseguiu Juliano.

O seminário faz parte das iniciativas da Associação para fortalecer a segurança no trabalho em estruturas para telecomunicações. No evento, o presidente do Comitê falou sobre a parceria da Abrintel com a NATE (The Communications Infrastructure Contractors Association), organização norte-americana das empresas terceirizadas de telecom. “Temos aproveitado o contato com a NATE para prepararmos um material que será referência no trabalho em torres”, disse Figueiredo. Ele informou ainda que a Abrintel também está trabalhando na formulação de um curso de qualificação de mão de obra para o trabalho nas estruturas de telecomunicações. Na abertura do seminário, Luciano Stutz, presidente da Abrintel, falou sobre a importância do setor de infraestrutura de telecom para o acesso dos brasileiros à conectividade. “O setor é um elo da cadeia de telecomunicações, mola propulsora do desenvolvimento econômico e do combate à desigualdade digital e social. Sem infraestrutura de telecomunicações, não há conectividade”, afirmou Stutz.

 

 

Diferentes aspectos da segurança

Os palestrantes que participaram do seminário trataram da questão da segurança sob diferentes ângulos.

O montanhista Amauri Coutinho, da empresa Latitude 51, traçou paralelos entre o trabalho realizado em torres e o desafio de alcançar o cume de uma montanha, destacando o papel fundamental da segurança para ambas as atividades. “O sucesso vem com a segurança. A cultura do planejamento, do cuidado e da segurança é básica e tem de ser propagada para toda a equipe”, afirmou Coutinho.

Em sua apresentação, Robinson Trindade, da empresa Trophy Treinamentos, mostrou vários conceitos sobre primeiros socorros em áreas de difícil acesso. Trindade destacou os principais fatores para garantir a segurança, como equipamento, treinamento, comunicação e planejamento. “Quem não planeja para acertar já planejou para errar”, afirmou.

Fernando Cervantes, da empresa MSA, fabricante de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), apresentou as atualizações da NR 35, norma que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho realizado em altura.

Marcelo Ferraz, da empresa KeepTrack 4×4, especializada em expedições de aventura, tratou de direção preventiva. Ferraz deu orientações para garantir a condução segura de veículos em diferentes situações de risco. “Planejamento, respeito no trânsito, cautela e, sempre, segurança em primeiro lugar”, resumiu o palestrante.

Wildson de Jesus, da empresa Willift, de engenharia de içamento, falou sobre a importância do plano de rigging para o setor de telecomunicações – o termo plano de rigging se refere ao planejamento e à preparação de atividades de movimentação de cargas na construção civil. O palestrante tratou da importância desse planejamento para o trabalho em torres para telecomunicações, pois é necessário verificar, por exemplo, as condições meteorológicas, se o solo está estável e resistente ou a existência de rede elétrica energizada nas proximidades.

O escalador Eduardo Bicudo, da empresa Keep Safe, empresa especializada em acesso por cordas e resgates em locais de difícil acesso, fez uma apresentação sobre resgate em altura para trabalhadores que atuam em torres para telecomunicações. “É muito melhor evitar uma queda do que remediá-la depois”, afirmou Bicudo, para expressar a importância das medidas de prevenção.

 

Informações para a imprensa:
Adriana Vera e Silva (11) 98100-9438
adriana.vera@fleishman.com.br

CONFIRA AS PALESTRAS DO SEMINÁRIO ABAIXO